Header Ad

Após declaração de Trump sobre Venezuela, MRE diz que uso da força é inaceitável

novembro 30, -0001
9 Views Fonte: Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil
Foto:

Depois de o presidente americano Donald Trump afirmar que não descarta uma “opção militar” na Venezuela, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro divulgou nota para reafirmar que a posição do Mercosul é de “repúdio à violência e qualquer opção que envolva o uso da força” no país vizinho.

Na nota, o Itamaraty lembra que o Mercosul já decidiu, no último dia 5, manter a Venezuela suspensa do bloco em razão da ruptura democrática no país vizinho e que “desde então, aumentaram a repressão, as detenções arbitrárias e o cerceamento das liberdades individuais”.

O ministério pontua que os países do Mercosul consideram que os únicos instrumentos viáveis para a promoção da democracia na Venezuela são o diálogo e a diplomacia.

“Os países do Mercosul continuarão a insistir, de forma individual e coletiva, para que a Venezuela cumpra com os compromissos que assumiu, de forma livre e soberana, com a democracia como única forma de governo aceitável na região. O governo venezuelano não pode aspirar ao convívio normal com seus vizinhos na região enquanto não for restaurada a democracia no país”, afirma ainda a nota do Itamaraty.

Nesta sexta-feira (11), o governo peruano também anunciou a expulsão do embaixador da Venezuela em Lima. A decisão foi tomada após uma nota de protesto ser emitida pelo governo de Caracas em razão da Declaração de Lima – documento assinado pelos chanceleres de 17 países da América Latina considerando que não existe democracia na Venezuela.

 

LEIA:  Congresso recebe projeto com nova meta fiscal

TALVEZ VOCÊ POSSA SE INTERESSAR POR

Brasil
0 shares5 views

Estudantes fazem ato em São Paulo contra corte em políticas de educação

Redação - ago 17, 2017

Estudantes protestaram hoje (17) na capital paulista em defesa da educação. O ato teve início às 17h na Praça do…

Brasil
0 shares8 views

Após decisão de Gilmar Mendes, juiz manda prender novamente Lélis Teixeira

Redação - ago 17, 2017

O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, mandou prender novamente, nesta quinta-feira (17), o…

Fifa inclui Neymar, Marcelo e Tite nas listas de indicados a melhores do mundo
Brasil
0 shares5 views
Brasil
0 shares5 views

Fifa inclui Neymar, Marcelo e Tite nas listas de indicados a melhores do mundo

Redação - ago 17, 2017

A lista é elaborada por indicação de 11 personalidades do futebol mundial, entre as quais o brasileiro Cafu, o argentino…

Gostou? Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.