Incêndios na Amazônia prejudicam projetos para reduzir emissões de carbono

30 de novembro de -0001
17 Views Fonte: *Da Agência EFE
Foto:

 

Os incêndios provocados pelas secas extremas na floresta amazônica estão minando os avanços conquistados para reduzir as emissões de carbono nessa parte do planeta, revela um estudo publicado nesta terça-feira (13) pela revista Nature. A informação é da Agência EFE.

A pesquisa, desenvolvida por cientistas no Brasil, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos, constatou a existência de uma mudança significativa na origem das emissões de carbono na Amazônia brasileira entre 2003 e 2015.

Os autores descobriram que as emissões desse gás de efeito estufa estão cada vez mais dominadas pelos incêndios florestais durante as secas extremas, frente às vinculadas aos fogos relacionados diretamente com o processo de desmatamento.

Neste sentido, sustentam que uma situação de secas extremas recorrentes durante o presente século poderia minar os avanços conquistados na redução das emissões derivadas do desmatamento nesta região.

Para este estudo, liderado por analistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil, foram analisados dados de satélites e registros de gases do efeito estufa para avaliar o impacto que as secas tiveram na incidência de incêndios entre 2003 e 2015.

“Demonstramos que, apesar de haver uma queda de 76% nas taxas de desflorestamento durante os últimos 13 anos, a incidência de incêndios aumentou 36% durante a seca de 2015 a respeito dos 12 anos prévios”, explicam no texto de Nature.

Durante a seca de 2015, agregam, foi registrada “a maior proporção de incêndios ativos com relação ao desmatamento”, uma situação que afetou uma “área de 799.293” quilômetros quadrados.

Além disso, estimaram que, em anos de secas, as emissões provocadas exclusivamente por incêndios florestais são mais da metade que as causadas pelo desmatamento de florestas antigas.

LEIA:  Julgamento sobre candidatura avulsa servirá para todos os casos, decide STF

Os pesquisadores lembram que “os registros de emissões de carbono” que servem como base para a criação de políticas ambientais devem levar em conta “a significativa” quantidade de emissões que provocam os incêndios “não vinculados ao processo de desmatamento”.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

TALVEZ VOCÊ POSSA SE INTERESSAR POR

Cuiabá
0 shares19 views

Prefeito recebe grupo Nova Chance e dialoga sobre ampliação da rede de atendimento à pessoa obesa

Redação - jun 04, 2018

Ampliar o atendimento ambulatorial à pessoa obesa, aumentando o número de cirurgias bariátricas. Esse foi o assunto em pauta durante…

Cuiabá
0 shares19 views

Prefeito assina contrato com cessão de uso para revitalização da Orla 2

Redação - jun 04, 2018

O Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e a Superintendente do Patrimônio da União em Mato Grosso, Lucimara Rodrigues Cordeiro Tavares,…

Cuiabá
0 shares21 views

Secretário concede coletiva sobre a racionalização dos ônibus durante paralisação dos caminhoneiros

Redação - jun 04, 2018

O Secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo concederá nesta quinta-feira (24) uma coletiva de imprensa para tratar a estratégia para…

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz